Tabagismo aumenta em sete vezes o risco de periodontite

Universidade de São Paulo

__

10/07/2012 – 08h42

Estudo realizado na USP comprova os malefícios do fumo para a saúde bucal.

O hábito de fumar pode elevar em até sete vezes o risco de periodontite. É o que revela a pesquisa recentemente publicada no Journal of Clinical Periodontology, que acompanhou 52 fumantes de São Paulo durante um tratamento periodontal e antitabágico.

Cláudio Mendes Pannuti, responsável pelo estudo e professor de Periodontia da USP, explica os danos que os pacientes sofrem. “Além da periodontite, os pacientes apresentam halitose, manchas dentais e maior chance de desenvolver câncer bucal. Após um ano, somente 17 participantes pararam de fumar. Apenas estes apresentaram melhora significativa na gengiva, comprovando que os riscos de doenças bucais diminuem quando não há o uso do tabaco”.

A pesquisa, além de comprovar que o tabagismo aumenta a possibilidade de doenças orais, enfatiza a importância da correta higiene bucal. “A prevenção é a maneira menos dolorida e mais econômica de cuidar da boca. Com três passos simples, escovação, uso do fio dental e do enxaguatório, é possível deixar a boca saudável”, completa Pannuti.

Uma informação interessante obtida a partir da pesquisa foi que 49% dos pacientes gostariam de receber auxílio para parar de fumar durante o tratamento dentário. “Cabe aos profissionais esclarecer dúvidas e orientar os pacientes quanto aos danos causados pelo tabaco. Muitas vezes, é mais fácil convencer o paciente a parar de fumar mostrando os efeitos que o fumo causa especificamente na boca, do que em outras partes do corpo”, ressalta Pannuti.

Fonte:  http://www.inpn.com.br/noticia.asp?id=199

__

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: