O mito da medicina cubana – Uma medicina para os interesses do Estado, não dos pacientes

__

Nota:  o Governo Federal quer importar médicos cubanos para trabalharem no Brasil, SEM validação do diploma.  Em Cuba, quando um estudante de medicina norte-americano vai lá estudar, ele tem um currículo modificado para melhor com o objetivo de que, quando ele voltar para os EUA, possa prestar provas com chances de ser aceito na medicina daquele país. Mas para os cubanos a medida do conhecimento médico mistificado se apoia na limitação: “ Se não sei, não peço. Se não sei, não exijo.”  Daí a mentira de “melhor medicina”, quando o que é muito menor é a exigência de qualificação. A propaganda comunista é alma da medicina cubana, nada mais.

Celso Galli Coimbra – OABRS 11352

__

“(…) É incontestável que há uma brutal estratificação e controle da prática médica. Lá o médico faz apenas o que o Estado cubano lhe permite fazer. Isto significa adequar o seu conhecimento às possibilidades provedoras do Estado, que por sua vez são, a olhos vistos, limitadas e insuficientes, conforme nos foi apresentado pelas autoridades cubanas da saúde e como nos foi possível constatar. Tudo isto tem reflexos sobre o tipo de formação ali instituída. O médico cubano recém-formado é um médico contingenciado em seus conhecimentos. Vejam bem, estou usando a palavra contingenciado e não mal-formado, pois tenho a convicção de que este processo é intencional para adequar as demandas futuras dos recém-formados às possibilidades do Estado cubano de atendê-las.  Se não sei, não peço. Se não sei, não exijo. (…)”

__

Por Edson de Oliveira Andrade* 27/03/2004

Durante cerca de 10 dias estive em missão oficial em Cuba, fazendo parte de uma comissão do governo brasileiro que foi àquele país para observar o ensino médico ali realizado, visando futura revalidação conjunta de diplomas universitários médicos.
*Pneumologista e presidente do Conselho Federal de Medicina

O mito faz parte da natureza humana. Com ele buscamos explicar o inexplicável e dar uma dimensão sobre-humana às nossas limitações. Mas os mitos não são, em sua totalidade, desprovidos de uma razão fática ou pelo menos racional. Os mitos são apenas uma ampliação dos nossos anseios individuais compartilhados num coletivo que se apropria do uno em prol do multi. Esta introdução , que expressa o meu entendimento deste fenômeno social, serve apenas para conduzir o leitor pelo raciocínio que segue neste texto.

acuban medic
Durante cerca de 10 dias estive em missão oficial em Cuba, fazendo parte de uma comissão  do governo brasileiro que foi àquele país para observar o ensino médico ali realizado, visando futura revalidação conjunta de diplomas universitários médicos.
Naquele belo país, de povo gentil e hospitaleiro, podemos observar como os colegas cubanos formam os seus médicos e como exercem a profissão, bem como tivemos a oportunidade de ouvir o relato de suas conquistas na saúde pública e o decantado progresso científico ali alcançado.
Quando embarquei para Havana levava comigo uma pergunta remanescente a martelar minha cabeça: por que os médicos formados em Cuba são reprovados quando tentam revalidar os seus diplomas nas universidades brasileiras? Uma outra pergunta já me tinha feito: seria o processo brasileiro de revalidação exigente em excesso?
Ainda no Brasil, havia procurado ter conhecimento do teor das provas aqui realizadas. Na ocasião, pude observar que o conteúdo era semelhante ao adotado para o provão da residência médica. Nada absurdo ou exagerado. Por tanto, ir à Cuba me proporcionaria a oportunidade de tentar obter a resposta ao questionamento que me parecia confrontar com a mítica competência cubana em formar médicos.  O que lá encontrei, a par dos quase seiscentos estudantes brasileiros ali se preparando para serem médicos , foi gente séria ensinando jovens inteligentes a serem médicos para um sistema que os cubanos acreditam ser o melhor.

Presença brasileira 

Os estudantes brasileiros ali chegaram através de um sistema autofinanciado (aproximadamente U$ 8,000 anuais) – existente até o ano passado ou mediante um processo seletivo confuso e não democrático onde predominam as indicações políticas. Ressalte-se que todos esses estudantes são admitidos sem prestar exame vestibular. 
Lá, como no Brasil, se leva seis anos para formar um médico. As semelhanças quase que param por aí. Digo quase porque, nominalmente, as disciplinas dos dois cursos em muito se assemelham. Os seus conteúdos, entretanto, não apresentam a mesma similitude. Lá foi possível constatar que os estudantes estudam muito, mas, como em todos os lugares, basicamente o que lhes ensinam ou os orientam a aprender. É incontestável que há uma brutal estratificação e controle da prática médica. Lá o médico faz apenas o que o Estado cubano lhe permite fazer. Isto significa adequar o seu conhecimento às possibilidades provedoras do Estado, que por sua vez são, a olhos vistos, limitadas e insuficientes, conforme nos foi apresentado pelas autoridades cubanas da saúde e como nos foi possível constatar. Tudo isto tem reflexos sobre o tipo de formação ali instituída. O médico cubano recém-formado é um médico contingenciado em seus conhecimentos. Vejam bem, estou usando a palavra contingenciado e não mal-formado, pois tenho a convicção de que este processo é intencional para adequar as demandas futuras dos recém-formados às possibilidades do Estado cubano de atendê-las.  Se não sei, não peço. Se não sei, não exijo. 
Existe um fato, também inquestionável, que se traduz na obrigatoriedade de o médico cubano (e só ele) cursar, após formado, três anos de medicina geral e integrada. Esta suplementação de conhecimento é o reforço que eles mesmos reconhecem ser necessário para a formação do médico cubano (e só para ele). Mas o reconhecimento da insuficiência da formação médica cubana também é manifestado quando Cuba trata os estudantes norte-americanos que ali estão de modo diferenciado, oferecendo-lhes um currículo particular a fim de que possam obter a aprovação nos exames de revalidação a que são submetidos nos Estados Unidos da América do Norte. 
Por tudo que vi, ouvi e pude apreender nesta viagem à bela ilha de Cuba, creio que passo agora a ter, se não no todo, mas pelo menos em parte, a resposta à pergunta que me acompanhou quando de minha partida. Os médicos recém-formados em Cuba não conseguem aprovação nas provas de revalidação de diplomas no Brasil porque a sua formação é deliberadamente limitada, com ênfase nos cuidados básicos – importantíssimos , por certo, porém insuficientes para o exercício de uma medicina plena, como precisamos e exercemos no Brasil. Um mítico Estado provedor que controla tudo de forma onipotente e insuficiente precisa, compreensivelmente, do ponto de vista do exercício do poder, criar mecanismos de controle das demandas que não pode atender. A formação médica em Cuba, como parte importante daquela sociedade, não poderia ficar fora deste processo de controle de um Estado forte e centralizador. 
Ao voltar, vim absolutamente convicto de que o ensino médico em Cuba é sério, porém insuficiente; os seus professores são dedicados e os alunos com quem mantive contato, interessados e tidos por seus mestres como estudiosos. Assim, penso ser desnecessário qualquer tratamento diferenciado aos formandos daquele país, bastando que modifiquem os seus currículos, como fizeram para os americanos do Norte, que por certo obterão êxito quando das provas de revalidação dos diplomas no Brasil. Hoje, como está, não dá!
Para valorizar a medicina cubana não é preciso mitificá-la. O seu valor real reside no seu sucesso e nas suas deficiências. Submeter os médicos que ali se formam a uma avaliação justa e transparente será algo salutar e necessário para o Brasil e, principalmente, para o ensino médico em Cuba.

__

Anúncios

4 Respostas to “O mito da medicina cubana – Uma medicina para os interesses do Estado, não dos pacientes”

  1. Cristiane Rozicki Says:

    A propaganda comunista é alma da medicina cubana, nada mais.

    Celso Galli Coimbra – OABRS 11352

    __

  2. fernando prati Says:

    Por sua vez a formação do médico no Brasil segue diretrizes de outros interesses que não ligados à saúde básica

  3. celsogallicoimbra Says:

    Sim. Segue a promoção de “seguidores de protocolos médicos” e não de profissionais capazes de raciocinar e buscar se manter atualizado de forma séria e LONGE das “facilidades” e controle dos laboratórios farmacêuticos. O também que não seria diferente com “médicos cubanos”, aqui dentro. Mas, passa despercebido que não existem 6.000 médicos em Cuba para trazer para o Brasil. Em Cuba há duas faculdades de mecidina, que formam uma média de 200 médicos por ano. Seria preciso uns vinte anos para “produzir” este número de profissionais.

  4. Cristiane Rozicki Says:

    Na verdade, desde 1990, com a fundação do FORO de SP, por LULA e FIDEL CASTRO, O BRASIL é a colônia castrista BOLIVARIANA de “progressistas” que comungam em fraudes e ilegalidades. A LEGIÃO de cubanos “médicos” chegou ao Brasil para a campanha de ROUSSEFF, para a atual presidente Dilma-Lula vencer a eleição de 2014.
    Cristiane Rozicki

    O que é importante nessa realidade é que nós brasileiros e contribuintes, estamos sustentando essa corja de criminosos que se autonomeiam comunistas “bolivarianos” [decerto que para bem demarcar as Américas e delimitar a área de alcance das decisões do Foro] pessoas que ocupam o Poder Executivo e mantêm sua administração na ilegalidade, na verdade, exercem a ditadura.

    TOTALITARISMO, ILEGALIDADE, CRIME ORGANIZADO NO BRASIL: PT LULA-DILMA e FORO de SP. Querem alterar a Constituição Brasileira, eliminar direitos fundamentais como o Direito à vida e saúde
    http://objetodignidade.wordpress.com/2013/07/27/totalitarismo-ilegalidade-crime-organizado-e-desgoverno-pt-lula-dilma-e-foro-de-sp-agem-para-legalizar-crimes-por-meio-de-artificios-juridicos-e-alterar-a-constituicao-brasileira-elimiinar-direi/
    Desde FHC o objetivo é
    ALTERAR A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, ELIMIINAR DIREITOS FUNDAMENTAIS COMO O DIREITO À VIDA E SAÚDE.

    ENTÃO, a quem eles servem?

    http://objetodignidade.wordpress.com/2013/07/27/totalitarismo-ilegalidade-crime-organizado-e-desgoverno-pt-lula-dilma-e-foro-de-sp-agem-para-legalizar-crimes-por-meio-de-artificios-juridicos-e-alterar-a-constituicao-brasileira-elimiinar-direi/

    Em 1992-1994, entre estudantes de cursos de pós-graduação em Direito das Universidades Federais do Brasil, professores (com doutorado) apontavam traços de um projeto de campanha, ou ate de um futuro governo, para Lula-PT vencer as eleições. Em conversas triviais, apareciam já àquela época, afirmações e uma tentativa de mostrar que os Direitos Fundamentais inscritos na Constituição Cidadã não tinham valor nem eficácia. Nesta ocasião falavam também na legalização do aborto e das drogas, pois no Brasil existia um outro ‘Estado’ que tinha ‘leis próprias’ onde o comércio de drogas e armas era feito regularmente como “normal”.

    Em 1990 já existia o Foro de São Paulo.

    Foro de São Paulo é a organização que une as FARC (Reyes), Hugo Chávez agora representado por Maduro, Fidel Castro, Rafael Correa, Evo Morales e o PT entre outros. Não representam o povo brasileiro.

    O que eles querem?

    DESOBRIGAR O ESTADO EM RELAÇÃO À SAÚDE PÚBLICA: Eliminar os arts. 196 e 198 da Constituição brasileira. PRIVATIZAR INCLUSIVE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

    Os diálogos, em salas de aula, eram sustentados na sociologia do direito. Um direito sem lei não existe. Portanto, o que os diálogos dos professores sobre um “direito alternativo” expressavam, na verdade, era a intenção de “legalizar” crimes no Brasil. E óbvio este era o programa de um futuro governo do PT e esta ideia “brilhante” seria usada para as próximas campanhas de candidato Luis Inacio Lula da Silva para Presidente (ou algum outro que fosse para o PT, e surgiu Dilma Rousseff nas eleições de 2010). Em 1º de janeiro de 2003, Lula assumiu seu 1º mandato Presidencial.

    Aqui no Brasil, basta ver que não existe Judiciário independente da vontade do Executivo. Agora há um Supremo Tribunal Federal, STF, abortista, e esta postura é inconstitucional. E é o STF que tem competência para julgar as inconstitucionalidades. O que é isso?

    Há Lei no Brasil. Mas a Constituição Federal não foi respeitada.

    É necessário que se saiba que o PT como partido político também tem obrigação de respeitar a Constituição da República Federativa do Brasil em seus estatutos, atividades e projetos. A Lei Maior é clara:

    Art. 17. É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos: I – caráter nacional; II – proibição de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros ou de subordinação a estes; III – prestação de contas à Justiça Eleitoral; § 3º – Os partidos políticos têm direito a recursos do fundo partidário e acesso gratuito ao rádio e à televisão, na forma da lei.

    O artigo 17 exige dos partidos políticos absoluto respeito e resguardo à soberania e aos direitos fundamentais da pessoa humana. O direito à vida é direito fundamental com segurança em cláusula pétrea do art. 60 da Constituição da Republica. Direito à vida é assegurado no art. 5º da Lei Maior como inviolável desde a concepção por determinação de preceito constitucional fundamental que não pode ser revogado sequer por emenda.

    Aborto: debate na TV Justiça, no STF, em 18 de junho de 2007 por escrito. O que aconteceu até hoje, desde o encontro, e o que se pode esperar. http://objetodignidade.wordpress.com/2013/07/13/aborto-debate-na-tv-justica-no-stf-em-18-de-junho-de-2007-por-escrito-o-que-aconteceu-ate-hoje-desde-o-encontro-e-o-que-se-pode-esperar/

    A inconstitucionalidade da tramitação de legislação legalizadora do aborto no Brasil por Celso Galli Coimbra
    http://objetodignidade.wordpress.com/2012/02/08/a-inconstitucionalidade-da-tramitacao-de-legislacao-legalizadora-do-aborto-no-brasil-por-celso-galli-coimbra/

    Impende dizer ainda que inscritos na Lei Maior estão os princípios e valores básicos de um país, valores morais, sociais e legais que regram a conduta humana de todos. Assim sendo, o governo do Estado brasileiro, poder executivo, que desconsidera os valores da Nação brasileira e a Constituição Federal, perde a legitimidade e a legalidade em suas ações. E, para verificar esta legitimidade e a total legalidade de ações, no Estado Democrático de Direito brasileiro, existe a hierarquia das leis e daí decorre o controle de constitucionalidade.

    HOJE, JULHO DE 2013, O PLC 03

    ABORTO – PLC 03/2013 – A AUTORIZAÇÃO LEGAL PARA QUE MENTIRA POSSA SEMPRE SER CONSIDERADA COMO VERDADE
    http://objetodignidade.wordpress.com/2013/07/24/aborto-plc-032013-a-autorizacao-legal-para-que-mentira-possa-sempre-ser-considerada-como-verdade/

    Pelo VETO TOTAL
    OU AUTORIZAÇÃO PARA MATAR

    – Lei nº 11.105, de 24.03.2005, a lei de Biossegurança, sancionada pelo presidente Lula: art. 5 e morte de embriões humanos.

    – Supremo Tribunal Federal (STF) em 2008 e os pró-vida, ação de inconstitucionalidade de Claudio Fonteles, a arrogância da CNBB em desfavor à vida humana, a organização ‘Brasil sem aborto’ com o petista Jaime Ferreira Lopes no comando – resultado: STF não vê a validade da Convenção Americana de Direitos Humanos, o Pacto de São José da Costa Rica, no art. 5º da Constituição Federal, que determina a inviolabilidade da vida humana desde a concepção. Demonstrando como o artigo 4 da Convenção Americana de Direitos Humanos estava incorporado às regras pétreas, que sequer por PECs [reformas da Constituição] podem ser alteradas, e expressamente protegia a vida do nascituro desde a concepção:

    Aborto: debate na TV Justiça, no STF, em junho de 2007.
    https://biodireitomedicina.wordpress.com/?s=Aborto%3A+debate+na+TV+Justiça%2C+no+STF%2C+em+junho+de+2007

    http://objetodignidade.wordpress.com/2013/07/26/aborto-debate-na-tv-justica-no-stf-em-junho-de-2007/

    – O substitutivo do PL 1135/91, que extinguiu todos os artigos do Código Penal brasileiro que definem o crime de aborto. Não foi feita a divulgação pelo PT nem por Lula, não avisaram à população que foi o governo do presidente Lula que apresentou ao Congresso Nacional, em 27 de setembro de 2005, um projeto de lei para garantir o aborto livre até o momento do parto.

    – ADPF54 > Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental para desconsiderar a vida das crianças com deficiência – a meroanencefalia, e liberar o aborto. Dias Tofoli na Advocacia Geral da União defendendo aborto de feto anencéfalo no STF. A Advocacia Geral da União pode defender aborto de feto anencéfalo no STF?
    https://biodireitomedicina.wordpress.com/2009/04/09/agu-defende-aborto-de-feto-anencefalo-no-stf/

    – PNDH3 – Abor:to, saúde pública e indústria multimilionaria. As razoes petistas – PT, Dilma e Lula, para o fim do Estado de Direito: O PNDH-3 PREVE A LIBERAÇÃO DE CRIMES – http://objetodignidade.wordpress.com/2012/03/05/aborto-saude-publica-e-industria-multimilionaria-as-razoes-petistas-pt-dilma-e-lula-para-o-fim-do-estado-de-direito-o-pndh-3-preve-a-liberacao-de-crimes/

    O PNDH-3 PREVE A LIBERAÇÃO DE CRIMES, fim do Estado de Direito. – http://objetodignidade.wordpress.com/2011/08/23/o-pndh-3-preve-a-liberacao-de-crimes-fim-do-estado-de-direito/

    Constituição e o genocídio no Brasil. – http://objetodignidade.wordpress.com/2011/08/18/constituicao-e-o-genocidio-no-brasil/

    – Projeto do Novo Código Penal: aborto, desinformação e impedimentos legislativos « Celso Galli Coimbra – OABRS 11352
    https://biodireitomedicina.wordpress.com/2012/05/09/projeto-do-novo-codigo-penal-aborto-desinformacao-e-impedimentos-legislativos/

    – Livros do MEC promovem MST, racismo, prostituição, incesto, estupro, pedofilia e agressão a professores para alunos do ensino fundamental
    https://biodireitomedicina.wordpress.com/2011/06/29/livros-do-mec-promovem-mst-incesto-estupro-pedofilia-e-agressao-a-professores-para-alunos-do-ensino-fundamental/

    Implicações das políticas do presidente Lula para “legalizar” o aborto “livre”: inconstitucionalidades correspondem à maior caracteristica de um ambiente não-democrático, a herança de Dilma

    A ilegalidade do PT já foi demonstrada desde o art. 17 da Lei Maior, a Constituição cidadã.

    O Foro de São Paulo é a organização que une as FARC (Reyes), Hugo Chávez agora representado por Maduro, Fidel Castro, Rafael Correa, Evo Morales e o PT entre outros. Não representam o povo brasileiro. O que eles querem?

    2012 – LULA EM APOIO A HUGO CHÁVEZ

    Reunião do Foro de São Paulo – Veja

    REUNIÃO DO FORO de SP

    Governo LULA e as FARC

    -A entrada de Lula no velório-comício inventado pelo criador do governo do Além e pelo zelador de cadáver bom de voto
    http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/a-entrada-de-lula-no-velorio-comicio-inventado-pelo-criador-do-governo-do-alem-e-pelo-zelador-de-cadaver-bom-de-voto/

    O que é importante nessa realidade é que nós brasileiros e contribuintes, estamos sustentando essa corja de criminosos que se autonomeiam comunistas “bolivarianos” [decerto que para bem demarcar as Américas e delimitar a área de alcance das decisões do Foro] pessoas que ocupam o Poder Executivo e mantêm sua administração na ilegalidade, na verdade, exercem a ditadura.

    Cristiane Rozicki
    =—–
    O FORO DE SÃO PAULO É SOLIDÁRIO A NARCOTRAFICANTES
    FORO DE SÃO PAULO: RECORDAR É PRECISO — Por Anatoli Oliynik
    NÃO DEIXE QUE UM PROFESSOR COMUNISTA ADOTE SEU FILHO
    http://homemculto.com/2013/03/12/foro-de-sao-paulo-recordar-e-preciso-por-anatoli-oliynik/

    O Foro de São Paulo existe? Existe, sim! E como! Hoje, 16 países são governados por forças políticas que têm assento naquela instância: além do Brasil, há Argentina, Barbados, Belize, Bolívia, Cuba, Dominica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. A secretaria-geral está a cargo do PT, e seu representante é Valter Pomar, da ala esquerda do petismo e membro da Executiva Nacional do partido.

    O PT não logrou conseguir o que pretendia com a simples nomeação de pessoas consideradas aliadas da causa. Quer criar um mecanismo estrutural que garanta a fidelidade do Poder ao partido. José Dirceu e suas milícias na Internet acusam a imprensa de “intimidar” os ministros do Supremo. Ou, então, dizem que os próprios ministros se deixam influenciar pela “mídia”. O plano de encabrestamento do Judiciário, por aqui, era mais sutil. Mas não deu tão certo como pretendiam. Aí alguém decidiu que era chegada a hora de se inspirar nos “companheiros” do Foro e perder a timidez; era chegada a hora do assalto mesmo. Ah, sim. O próximo encontro do Foro já está marcado: de 30 de julho a 4 de agosto. Em São Paulo.
    Por Reinaldo Azevedo fonte: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/t…sao-paulo/
    ———————-
    FORA FORO DE SP !!

    Aborto: debate na TV Justiça, no STF, em junho de 2007. https://biodireitomedicina.wordpress.com/?s=Aborto%3A+debate+na+TV+Justiça%2C+no+STF%2C+em+junho+de+2007
    http://objetodignidade.wordpress.com/2013/07/26/aborto-debate-na-tv-justica-no-stf-em-junho-de-2007/

    Os “defensores da vida” – incluindo o petista Jaime Ferreira Lopes, que protegeu Lula em 2006, quando preparei questionamentos técnicos sobre sua posição como futuro presidente respeito do aborto – DEIXARAM Dilma dizer apenas “EU não sou a favor do aborto”. Não fizeram a ela se defrontar com a pergunta que REALMENTE decidia sua posição: “SE FOR ELEITA PRESIDENTE _VETARÁ OU NÃO VETARÁ_ EVENTUAL LEGISLAÇÃO ABORTISTA?”

    Aborto e Direitos Humanos. Inconstitucionalidade e impunidade hedionda da violabilidade da vida na “common law” do STF
    19/07/2012 — celsogallicoimbra https://biodireitomedicina.wordpress.com/2012/07/19/aborto-e-direitos-humanos-inconstitucionalidade-e-impunidade-hedionda-da-violabilidade-da-vida-na-common-law-do-stf/
    Acrescento: o STF legislou – usurpou competência de outro Poder – e proferiu decisão na ADPF 54 com Relator IMPEDIDO de participar do julgamento com base no Artigo 36, inciso III, da Lei Orgânica da Magistratura Nacional [1], por ter antecipado seu voto de forma reiterada na mídia antes do julgamento. O Artigo 485 do CPC [2], no seu inciso II, considera esta situação uma das hipóteses objetivas de AÇÃO RESCISÓRIA. Portanto, esta é uma decisão que pode ser objeto de AÇÃO RESCISÓRIA.
    1. Art. 36 da LOMAN – É vedado ao magistrado:(…) III – manifestar, por qualquer meio de comunicação, opinião sobre processo pendente de julgamento, seu ou de outrem, ou juízo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenças, de órgãos judiciais, ressalvada a crítica nos autos e em obras técnicas ou no exercício do magistério.

    1. Art. 485 do Código de Processo Civil: A setença de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando: (…) II – proferida por juiz impedido ou absolutamente incompetente; (…)
    Ler:
    1. 1. https://biodireitomedicina.wordpress.com/2012/04/10/por-que-o-meio-pro-vida-nao-protocola-no-stf-e-no-congresso-nacional-requerimento-de-suspeicao-do-ministro-marco-aurelio-de-mello-antes-do-julgamento-da-adpf-54/

    1. https://biodireitomedicina.wordpress.com/2008/11/22/impossibilidade-de-legalizacao-do-aborto-no-brasil-desde-sua-proibicao-constitucional-de-ir-a-deliberacao-pelo-poder-legislativo/

    Celso Galli Coimbra

    OABRS 11352

    cgcoimbra@gmail.com

    EM 19 de julho de 2012.

    O PROJETO DE LEI 03/2013 LEGALIZOU O ABORTO NO BRASIL, AGORA FALTA APENAS A SANÇÃO PRESIDENCIAL, QUE SERÁ DADA POR DILMA.

    ABORTO – PLC 03/2013 – A AUTORIZAÇÃO LEGAL PARA QUE MENTIRA POSSA SEMPRE SER CONSIDERADA COMO VERDADE
    http://objetodignidade.wordpress.com/2013/07/24/aborto-plc-032013-a-autorizacao-legal-para-que-mentira-possa-sempre-ser-considerada-como-verdade/

    Aborto: debate na TV Justiça, no STF, em 18 de junho de 2007 por escrito. O que aconteceu até hoje, desde o encontro, e o que se pode esperar. http://objetodignidade.wordpress.com/2013/07/13/aborto-debate-na-tv-justica-no-stf-em-18-de-junho-de-2007-por-escrito-o-que-aconteceu-ate-hoje-desde-o-encontro-e-o-que-se-pode-esperar/

    A inconstitucionalidade da tramitação de legislação legalizadora do aborto no Brasil por Celso Galli Coimbra http://objetodignidade.wordpress.com/2012/02/08/a-inconstitucionalidade-da-tramitacao-de-legislacao-legalizadora-do-aborto-no-brasil-por-celso-galli-coimbra/

    Projeto do Novo Código Penal: aborto, desinformação e impedimentos legislativos « Celso Galli Coimbra – OABRS 11352 https://biodireitomedicina.wordpress.com/2012/05/09/projeto-do-novo-codigo-penal-aborto-desinformacao-e-impedimentos-legislativos/

    O PROJETO DE LEI 03/2013 LEGALIZOU O ABORTO NO BRASIL, AGORA FALTA APENAS A SANÇÃO PRESIDENCIAL, QUE SERÁ DADA POR DILMA.
    http://objetodignidade.wordpress.com/2013/07/12/o-projeto-de-lei-032013-legalizou-o-aborto-no-brasil-agora-falta-apenas-a-sancao-presidencial-que-sera-dada-por-dilma/

    Livros do MEC promovem MST, racismo, prostituição, incesto, estupro, pedofilia e agressão a professores para alunos do ensino fundamental – aborto, saude e tráfico de pessoas
    http://objetodignidade.wordpress.com/2012/09/30/livros-do-mec-promovem-mst-racismo-prostituicao-incesto-estupro-pedofilia-e-agressao-a-professores-para-alunos-do-ensino-fundamental-aborto-saude-e-trafico-de-pessoas/

    Dilma Vana Roussef PT quer “liberar” a prática do aborto até os 9 meses de gestação para, além da implantação de clínicas estrangeiras no Brasil, tornar o pais um exportador de matéria-prima humana – fetos – usada em plásticas, cosméticos, transplantes, alimentação e indústria farmacêutica.
    http://objetodignidade.wordpress.com/2012/09/05/dilma-vana-roussef-pt-quer-liberar-a-pratica-do-aborto-ate-os-9-meses-de-gestacao-para-alem-da-implantacao-de-clinicas-estrangeiras-no-brasil-tornar-o-pais-um-exportador-de-materia/

    PNDH3 Aborto, saude publica e industria multimilionaria. As razoes petistas – PT, Dilma e Lula, para o fim do Estado de Direito: O PNDH-3 PREVE A LIBERAÇÃO DE CRIMES
    http://objetodignidade.wordpress.com/2012/03/05/aborto-saude-publica-e-industria-multimilionaria-as-razoes-petistas-pt-dilma-e-lula-para-o-fim-do-estado-de-direito-o-pndh-3-preve-a-liberacao-de-crimes/

    Constituição e o genocídio no Brasil.
    http://objetodignidade.wordpress.com/2011/08/18/constituicao-e-o-genocidio-no-brasil/

    Brasil é lanterna em investimento na saúde
    http://objetodignidade.wordpress.com/2011/08/05/brasil-e-lanterna-em-investimento-na-saude/

    Impossibilidade de legalização do aborto no Brasil desde sua proibição constitucional de ir à deliberação pelo Poder Legislativo https://biodireitomedicina.wordpress.com/2008/11/22/impossibilidade-de-legalizacao-do-aborto-no-brasil-desde-sua-proibicao-constitucional-de-ir-a-deliberacao-pelo-poder-legislativo/

    As células-tronco de embriões nunca foram necessárias para “curar”. Esta foi a grande mentira milionária de uma Medicina meramente comercial, industria farmaceutica e laboratórios multinacionais e clínicas – inclusive abortistas.
    http://objetodignidade.wordpress.com/2012/02/18/a-cura-e-prevencao-ocorrem-por-terapia-natural-suplementacao-de-vitaminas-dieta-alimentar/

    Brasil, de 2002 a 2012 passa pela fase totalitária: ilegalidade e ilegitimidade são tipicas na ditadura civil.
    http://objetodignidade.wordpress.com/2012/08/03/brasil-de-2002-a-2012-passa-pela-fase-totalitaria-ilegalidade-e-ilegitimidade-sao-tipicas-na-ditadura-civil/

    O governador do Arizona Jan Brewer assinou uma lei que proíbe os provedores de aborto como a Planned Parenthood de receber dinheiro por meio do Estado, seu escritório disse em um comunicado.
    http://objetodignidade.wordpress.com/2012/08/22/o-governador-do-arizona-jan-brewer-assinou-uma-lei-que-proibe-os-provedores-de-aborto-como-a-planned-parenthood-de-receber-dinheiro-por-meio-do-estado-seu-escritorio-disse-em-um-comunicado/

    PORQUE O ABORTO
    http://objetodignidade.wordpress.com/2012/08/20/porque-o-aborto/

    LEGALIZAR O ABORTO? – A quem interessa?
    http://objetodignidade.wordpress.com/2012/08/20/legalizar-o-aborto-a-quem-interessa/

    A que interessa o aborto no Brasil e a deslavada má fé de quem acompanha os fins espúrios de um governo que usa da ilegalidade há 10 anos – parte 1
    http://objetodignidade.wordpress.com/2012/08/17/a-que-interessa-o-aborto-no-brasil-e-a-deslavada-ma-fe-de-quem-acompanha-os-fins-espurios-de-um-governo-que-usa-da-ilegalidade-ha-10-anos-parte-1/

    El aborto genera en España un negocio de 100 millones€ en diez años
    http://objetodignidade.wordpress.com/2012/05/20/el-aborto-genera-en-espana-un-negocio-de-100-millonese-en-diez-anos/

    Projeto do Novo Código Penal: aborto, desinformação e impedimentos legislativos
    http://objetodignidade.wordpress.com/2012/05/10/projeto-do-novo-codigo-penal-aborto-desinformacao-e-impedimentos-legislativos/

    Os países que têm o aborto liberado, a interrupção voluntaria da gravidez descriminalzada, são os que têm os mais altas taxas de MORBIDADE e de MORTALIDADE DAS MULHERES
    http://objetodignidade.wordpress.com/2012/03/23/os-paises-que-tem-o-aborto-liberado-a-interrupcao-voluntaria-da-gravidez-descriminalzada-sao-os-que-tem-os-mais-altas-taxas-de-morbidade-e-de-mortalidade-das-mulheres/

    Crimes sexuais que têm por objeto as crianças, correspondem ao terceiro mais rentável comércio mundial, que perde apenas para a indústria de armas e do narcotráfico. http://objetodignidade.wordpress.com/2012/10/27/crimes-sexuais-que-tem-por-objeto-as-criancas-correspondem-ao-terceiro-mais-rentavel-comercio-mundial-que-perde-apenas-para-a-industria-de-armas-e-do-narcotrafico/

    Gastos públicos crescem no governo Lula. Mas saúde e educação são os setores menos beneficiados http://objetodignidade.wordpress.com/2012/09/30/gastos-publicos-crescem-no-governo-lula-mas-saude-e-educacao-sao-os-setores-menos-beneficiados/

    Livros do MEC promovem MST, racismo, prostituição, incesto, estupro, pedofilia e agressão a professores para alunos do ensino fundamental – aborto, saude e tráfico de pessoas
    http://objetodignidade.wordpress.com/2012/09/30/livros-do-mec-promovem-mst-racismo-prostituicao-incesto-estupro-pedofilia-e-agressao-a-professores-para-alunos-do-ensino-fundamental-aborto-saude-e-trafico-de-pessoas/

    Senado e alteração ao Código Penal – Inconstitucionalidade – Ameaça ao Direito à Vida. Artifícios jurídicos http://objetodignidade.wordpress.com/2012/09/27/senado-e-alteracao-ao-codigo-penal-inconstitucionalidade-ameaca-ao-direito-a-vida-artificios-juridicos/

    Imprensa do Canadá sobre o purgatório do Brasil. A forma mais cruel de populismo. “This is a fascist economy, in its purest definition. The reason is that they retain the old veneer in fake cultural causes… they tell you how to live your private life. Censorship or “media control” is in Dilma’s agenda”.

    Dilma Vana Roussef PT quer “liberar” a prática do aborto até os 9 meses de gestação para, além da implantação de clínicas estrangeiras no Brasil, tornar o pais um exportador de matéria-prima humana – fetos – usada em plásticas, cosméticos, transplantes, alimentação e indústria farmacêutica.

    Tráfico de órgãos é terceiro mais lucrativo crime organizado no mundo, segundo Polícia Federal http://objetodignidade.wordpress.com/2012/08/25/trafico-de-orgaos-e-terceiro-mais-lucrativo-crime-organizado-no-mundo-segundo-policia-federal-co-de-orgaos-e-terceiro-mais-lucra/

    O governador do Arizona Jan Brewer assinou uma lei que proíbe os provedores de aborto como a Planned Parenthood de receber dinheiro por meio do Estado, seu escritório disse em um comunicado.
    http://objetodignidade.wordpress.com/2012/08/22/o-governador-do-arizona-jan-brewer-assinou-uma-lei-que-proibe-os-provedores-de-aborto-como-a-planned-parenthood-de-receber-dinheiro-por-meio-do-estado-seu-escritorio-disse-em-um-comunicado/

    LEGALIZAR O ABORTO? – A quem interessa http://objetodignidade.wordpress.com/2012/08/20/legalizar-o-aborto-a-quem-interessa/
    Brasil, de 2002 a 2012 passa pela fase totalitária: ilegalidade e ilegitimidade são tipicas na ditadura civil. http://objetodignidade.wordpress.com/2012/08/03/brasil-de-2002-a-2012-passa-pela-fase-totalitaria-ilegalidade-e-ilegitimidade-sao-tipicas-na-ditadura-civil/

    Tribunal de Apelações do Texas permite excluir Planned Parenthood http://objetodignidade.wordpress.com/2012/06/30/tribunal-de-apelacoes-do-texas-permite-excluir-planned-parenthood/

    O PNDH-3 PREVE A LIBERAÇÃO DE CRIMES, fim do Estado de Direito.
    http://objetodignidade.wordpress.com/2011/08/23/o-pndh-3-preve-a-liberacao-de-crimes-fim-do-estado-de-direito/

    Projeto do Novo Código Penal: aborto, desinformação e impedimentos legislativos 09/05/2012 — Celso Galli Coimbra https://biodireitomedicina.wordpress.com/2012/05/09/projeto-do-novo-codigo-penal-aborto-desinformacao-e-impedimentos-legislativos/

    The Wholesalers of aborted babies http://objetodignidade.wordpress.com/2012/06/28/the-wholesalers-of-aborted-babies/

    O generocídio acontece nos EUA. Video de Bound4Life apresenta centros da Planned Parenthood Federation of America (PPFA), a maior organização abortista do mundo.
    http://objetodignidade.wordpress.com/2012/06/26/o-generocidio-acontece-nos-eua-video-de-bound4life-apresenta-centros-da-planned-parenthood-federation-of-america-ppfa-a-maior-organizacao-abortista-do-mundo/

    IBGE: população brasileira envelhece em ritmo acelerado
    http://objetodignidade.wordpress.com/2012/06/15/ibge-populacao-brasileira-envelhece-em-ritmo-acelerado/

    China pede desculpas à mulher forçada a abortar feto de 7 meses http://objetodignidade.wordpress.com/2012/06/15/china-pede-desculpas-a-mulher-forcada-a-abortar-feto-de-7-meses/

    Imagem de feto resultado de aborto forçado choca chineses
    Ministro de Justiça reconhece e defende o direito de viver dos embriões.
    http://objetodignidade.wordpress.com/2012/05/20/ministro-de-justica-reconhece-e-defende-o-direito-de-viver-dos-embrioes/

    ‘No nos resignamos’: Los ciudadanos europeos, en pie por la cultura de la vida
    http://objetodignidade.wordpress.com/2012/05/20/no-nos-resignamos-los-ciudadanos-europeos-en-pie-por-la-cultura-de-la-vida/

    El aborto genera en España un negocio de 100 millones€ en diez años
    http://objetodignidade.wordpress.com/2012/05/20/el-aborto-genera-en-espana-un-negocio-de-100-millonese-en-diez-anos/

    Infanticídio feminino e mortalidade materna, assassinato em massa de mulheres e deficientes, um genocídio por responsabilidade do governo http://objetodignidade.wordpress.com/2012/05/02/infanticidio-feminino-e-mortalidade-materna-assassinato-em-massa-de-mulheres-e-deficientes-um-genocidio-por-responsabilidade-do-governo/

    All Girls Allowed – China Gendercide
    http://objetodignidade.wordpress.com/2012/05/01/all-girls-allowed-china-gendercide/

    Gendercide – The war on baby girls
    http://objetodignidade.wordpress.com/2012/04/30/gendercide-the-war-on-baby-girls/

    The world at seven billion
    http://objetodignidade.wordpress.com/2012/04/29/the-world-at-seven-billion/

    Experimentação médica em humanos nos Estados Unidos: A história chocante da verdade da medicina moderna e psiquiatria (1833-1965 a parte de 1965-2005).

    Os riscos e perigos ‘a saúde de quem utiliza drogas psiquiatricas. Vale lembrar que as mulheres que abortam comumente tém, entre as sequelas fisico-psiquicas e o cancer, doenças psiquiatricas alem da perda da fecundidade.

    Sobre política usa como argumentos a ideia espuria de ajudar a saude das mulheres pobres mantendo a criminosa industria multimilionaria de abortamento – como fazem aqui no Brasil no plano político nacional do PT e presidente Dilma, e a Rede Feminista de Saúde e de Direitos Reprodutivos no Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres-, quando todo o planeta ja sabe que as mulheres que abortam tém risco elevado de desenvolver cancer de mamas.

    Os países que têm o aborto liberado, a interrupção voluntaria da gravidez descriminalzada, são os que têm os mais altas taxas de MORBIDADE e de MORTALIDADE DAS MULHERES http://objetodignidade.wordpress.com/2012/03/23/os-paises-que-tem-o-aborto-liberado-a-interrupcao-voluntaria-da-gravidez-descriminalzada-sao-os-que-tem-os-mais-altas-taxas-de-morbidade-e-de-mortalidade-das-mulheres/

    Aborto na Rússia: “triste recorde mundial”
    http://objetodignidade.wordpress.com/2012/02/08/aborto-na-russia-triste-recorde-mundial/

    Abortos Causam Transtornos Mentais na Mulher. Estudo na Nova Zelândia Requer Menos Abortos. http://objetodignidade.wordpress.com/2011/09/29/abortos-causam-transtornos-mentais-na-mulher-estudo-na-nova-zelandia-requer-menos-abortos/

    A criança como sujeito de experimentação científica: uma analise histórica dos aspectos éticos – limpeza social de incapazes e incompetendes http://objetodignidade.wordpress.com/2011/09/23/a-crianca-como-sujeito-de-experimentacao-cientifica-uma-analise-historica-dos-aspectos-eticos-limpeza-social-de-incapazes-e-incompetendes/

    Aborto: debate na TV Justiça, no STF, em junho de 2007 e HOJE
    http://objetodignidade.wordpress.com/2011/09/12/aborto-debate-na-tv-justica-no-stf-em-junho-de-2007-e-hoje/

    Estudo Requer aos Médicos que façam Menos Abortos. Abortos Causam Transtornos Mentais na Mulher http://objetodignidade.wordpress.com/2011/09/10/estudo-requer-aos-medicos-que-facam-menos-abortos-abortos-causam-transtornos-mentais-na-mulher-2/

    Roe versus Reality — Abortion and Women’s Health
    http://objetodignidade.wordpress.com/2011/09/10/roe-versus-reality-abortion-and-womens-health/

    OS RISCOS DE ABORTAR – perigos físicos e emocionais do aborto
    http://objetodignidade.wordpress.com/2011/09/10/os-riscos-de-abortar-perigos-fisicos-e-emocionais-do-aborto/
    http://objetodignidade.wordpress.com/2011/09/10/os-riscos-de-abortar-perigos-fisicos-e-emocionais-do-aborto/

    The Breast Cancer Epidemic: Modeling and Forecasts Based on Abortion and Other Risk Factors
    http://objetodignidade.wordpress.com/2011/09/09/the-breast-cancer-epidemic-modeling-and-forecasts-based-on-abortion-and-other-risk-factors/

    Relação entre aborto e cancro da mama
    http://objetodignidade.wordpress.com/2011/09/06/relacao-entre-aborto-e-cancro-da-mama/

    Constituição e o genocídio no Brasil.
    http://objetodignidade.wordpress.com/2011/08/18/constituicao-e-o-genocidio-no-brasil/

    Projeto genocida
    http://objetodignidade.wordpress.com/2011/08/18/projeto-genocida-2/

    Aborto: a quem interessa? http://objetodignidade.wordpress.com/2011/08/18/aborto-a-quem-interessa-2/
    A indústria da morte: cenário frankenstein http://objetodignidade.wordpress.com/2011/07/28/a-industria-da-morte-cenario-frankenstein-2/
    ——-

    Quero entender: como podem sobrar 5000 médicos em Cuba? estudam para não trabalhar ou para sair de Cuba ? E a revalida do diploma?
    http://objetodignidade.wordpress.com/2013/09/03/quero-entender-como-podem-sobrar-5000-medicos-em-cuba-estudam-para-nao-trabalhar-ou-para-sair-de-cuba-e-a-revalida-do-diploma/

    Antes do anúncio do acordo, profissionais que vieram trabalhar no país receberam aulas em Cuba com o mesmo conteúdo que está sendo passado no curso preparatório do Mais Médicos
    http://objetodignidade.wordpress.com/2013/09/02/antes-do-anuncio-do-acordo-profissionais-que-vieram-trabalhar-no-pais-receberam-aulas-em-cuba-com-o-mesmo-conteudo-que-esta-sendo-passado-no-curso-preparatorio-do-mais-medicos/

    Para trazer os escravos cubanos o ministro-candidato Alexandre Quadrilha criou mais algumas leis. Funcionários municipais, de agora em diante, com cubanos sem revalidação do diploma de médico, tornar-se-ão funcionários federais, na prática, controlados pelo Ministério da Saúde
    http://objetodignidade.wordpress.com/2013/09/02/para-trazer-os-escravos-cubanos-o-ministro-candidato-alexandre-quadrilha-criou-mais-algumas-leis-funcionarios-municipais-de-agora-em-diante-com-cubanos-sem-revalidacao-do-diploma-de-medico-tornar/

    Conselho Federal de Medicina reagiu com o argumento de que os médicos vêm para o Brasil em regime de semi-escravidão e ferem nossa legislação.
    http://objetodignidade.wordpress.com/2013/09/02/conselho-federal-de-medicina-reagiu-com-o-argumento-de-que-os-medicos-vem-para-o-brasil-em-regime-de-semi-escravidao-e-ferem-nossa-legislacao/

    Presidente do SIMEC diz que vaia não era para médicos cubanos – ação direta de inconstitucionalidade contra o Programa Mais Médicos
    http://objetodignidade.wordpress.com/2013/09/02/presidente-do-simec-diz-que-vaia-nao-era-para-medicos-cubanos-acao-direta-de-inconstitucionalidade-contra-o-programa-mais-medicos/

    MP abre investigação sobre condições de trabalho de médicos cubanos – direitos humanos
    http://objetodignidade.wordpress.com/2013/09/02/mp-abre-investigacao-sobre-condicoes-de-trabalho-de-medicos-cubanos-direitos-humanos/

    O mito da medicina cubana e médicos cubanos no Brasil
    http://objetodignidade.wordpress.com/2013/08/31/o-mito-da-medicina-cubana-e-medicos-cubanos-no-brasil/

    O governo brasileiro e a falácia sobre aborto
    A grande mentira sobre as 200 mil mulheres que morreriam em decorrência do aborto?
    http://objetodignidade.wordpress.com/2013/08/25/o-governo-brasileiro-e-a-falacia-sobre-aborto/

    Como age um governo na ilegalidade para aprovar “leis” homicidas – Dilma sancionou o PL 03/2013 – e “liberar” criminoso
    http://objetodignidade.wordpress.com/2013/08/19/como-age-um-governo-na-ilegalidade-para-aprovar-leis-homicidas-dilma-sancionou-o-pl-032013-e-liberar-criminoso/

    Omissão, egos e enganação: a ajuda pró-vida para o avanço do abortismo no Brasil
    http://objetodignidade.wordpress.com/2013/08/12/omissao-egos-e-enganacao-a-ajuda-pro-vida-para-o-avanco-do-abortismo-no-brasil/

    ESTATÍSTICAS DO ABORTO
    http://objetodignidade.wordpress.com/2013/08/12/estatisticas-do-aborto/

    O PROJETO DE LEI 03/2013 LEGALIZOU O ABORTO NO BRASIL, AGORA FALTA APENAS A SANÇÃO PRESIDENCIAL, QUE SERÁ DADA POR DILMA.
    http://objetodignidade.wordpress.com/2013/07/12/o-projeto-de-lei-032013-legalizou-o-aborto-no-brasil-agora-falta-apenas-a-sancao-presidencial-que-sera-dada-por-dilma/

    Pessoas que ocupam o Poder Executivo e mantêm sua administração na ilegalidade, na verdade, exercem a ditadura.
    http://objetodignidade.wordpress.com/2013/07/28/pessoas-que-ocupam-o-poder-executivo-e-mantem-sua-administracao-na-ilegalidade-na-verdade-exercem-a-ditadura/

    TOTALITARISMO, ILEGALIDADE, CRIME ORGANIZADO NO BRASIL: PT LULA-DILMA e FORO de SP. Querem alterar a Constituição Brasileira, eliminar direitos fundamentais como o Direito à vida e saúde
    http://objetodignidade.wordpress.com/2013/07/27/totalitarismo-ilegalidade-crime-organizado-e-desgoverno-pt-lula-dilma-e-foro-de-sp-agem-para-legalizar-crimes-por-meio-de-artificios-juridicos-e-alterar-a-constituicao-brasileira-elimiinar-direi/

    Os “defensores da vida” – incluindo o petista Jaime Ferreira Lopes, que protegeu Lula em 2006, quando preparei questionamentos técnicos sobre sua posição como futuro presidente respeito do aborto – DEIXARAM Dilma dizer apenas “EU não sou a favor do aborto”. Não fizeram a ela se defrontar com a pergunta que REALMENTE decidia sua posição: “SE FOR ELEITA PRESIDENTE _VETARÁ OU NÃO VETARÁ_ EVENTUAL LEGISLAÇÃO ABORTISTA?”
    http://objetodignidade.wordpress.com/2013/07/14/os-defensores-da-vida-incluindo-o-petista-jaime-ferreira-lopes-que-protegeu-lula-em-2006-quando-preparei-questionamentos-tecnicos-sobre-sua-posicao-como-futuro-presidente-respeito-do-aborto/

    Aborto: Dinheiro de Sangue. Por que sua “legalização” é tão importante no Brasil?
    https://biodireitomedicina.wordpress.com/2010/11/06/aborto-dinheiro-de-sangue-por-que-sua-legalizacao-e-tao-importante-no-brasil/

    Vídeos imperdíveis (Dilma-PT) e a enrolação de ser ao mesmo tempo contra o aborto e favorável à sua legalização
    https://biodireitomedicina.wordpress.com/2010/10/13/videos-imperdiveis-dilma-pt-e-a-enrolacao-de-ser-ao-mesmo-tempo-contra-o-aborto-e-favoravel-a-sua-legalizacao/

    Ministério da Saúde patrocinou vídeo em defesa do aborto. Ou: “Abortar, verbo intransitivo”
    https://biodireitomedicina.wordpress.com/2010/10/11/ministerio-da-saude-patrocinou-video-em-defesa-do-aborto-ou-%e2%80%9cabortar-verbo-intransitivo%e2%80%9d/

    Vídeos e textos sobre a legalização do aborto no Brasil
    https://biodireitomedicina.wordpress.com/2010/09/19/video-e-textos-sobre-a-legalizacao-do-aborto-no-brasil/

    ESTATÍSTICAS DO ABORTO
    http://objetodignidade.wordpress.com/2013/08/12/estatisticas-do-aborto/


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: