Especialistas alertam para presença de metais tóxicos em batons

__

 

Investigadores da Escola de Saúde Pública da Universidade da California, em Berkeley, nos EUA, detectaram a presença de metais tóxicos em batons e brilhos labiais vendidos em farmácias e lojas de departamento, avança o portal Isaíde.

achumbo

A pesquisa sugere a presença de chumbo, cádmio, cromo, alumínio e outros cinco metais,  alguns dos quais encontrados em níveis que poderiam aumentar o risco de problemas de saúde.

“Apenas encontrar esses metais não é a questão, é o nível que importa. Alguns dos metais tóxicos estão ocorrendo em níveis que poderiam ter um efeito prejudicial a longo prazo”, afirma a investigadora principal S. Katharine Hammond.

Segundo os investigadores, batom e gloss são de especial preocupação, porque são ingeridos ou absorvidos, pouco a pouco, pelo utilizador.

Os investigadores desenvolveram definições para utilização média e alta de batons e gloss com base em dados de uso relatados  em  um estudo anterior.  A utilização média foi definida como a ingestão diária de 24 miligramas de maquilhagem  dos lábios por dia.  Aqueles que reaplicam o batom várias vezes podem encaixar-se na categoria de alto uso, ingerindo 87 miligramas por dia.

Usando as doses diárias aceitáveis deste estudo, a média de utilização de alguns batons e brilhos labiais resultaria em exposição excessiva ao cromo, substância cancerígena relacionada a tumores de estômago. A alta utilização destes produtos de maquilhagem pode resultar em potencial exposição excessiva ao alumínio, cádmio e manganês. Com o tempo, a exposição a concentrações elevadas de manganês tem sido associada à toxicidade no sistema nervoso.

O chumbo foi detectado em 24 dos 32 produtos analisados, mas a uma concentração que foi geralmente menor do que o nível de ingestão diária aceitável. No entanto, os níveis de chumbo ainda levantaram preocupações para crianças, que às vezes brincam com maquilhagem, já que nenhum nível de exposição ao chumbo é considerado seguro para elas.

Os autores do estudo dizem que, para a maioria dos adultos, não há nenhuma razão para jogar o batom ou o gloss fora, mas a quantidade de metais encontrada sinaliza a necessidade de mais fiscalização pelos órgãos reguladores de saúde.

No momento, não existem normas americanas para conteúdos de metal em cosméticos. Os autores observam que a União Europeia considera o cádmio, cromo e chumbo ingredientes inaceitáveis, em qualquer nível, em produtos cosméticos.

http://www.pop.eu.com/news/8937/26/Especialistas-alertam-para-presenca-de-metais-toxicos-em-batons.html

2013-05-06 | 10:07
 
 
Anúncios

Uma resposta to “Especialistas alertam para presença de metais tóxicos em batons”

  1. Especialistas alertam para presença de metais tóxicos em batons | Maria Rosa Mulher Says:

    […] prestem atenção na notícia: Especialistas alertam para presença de metais tóxicos em batons Trechinho: ”Investigadores da Escola de Saúde Pública da Universidade da California, em […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: