Presidente da Nestlé: seres humanos não têm direito à água

__
Na opinião de Peter Brabeck, a água deveria ser tratada como qualquer outro bem alimentício e ter um valor de mercado estabelecido pela lei de oferta e procura

24/04/2013

Do Abadia Digital

(Tradução de José Francisco Neto)

Peter Brabeck-Letmathe, um empresário austríaco que é presidente do grupo Nestle desde 2005, afirma que é necessário privatizar o fornecimento da água. Isso para que nós, como sociedade, tomemos consciência de sua importância e acabássemos com o subpreço que se produz na atualidade.

aagua

Na opinião de Peter Brabeck, a água deveria ser tratada como qualquer outro bem alimentício e ter um valor de mercado estabelecido pela lei de oferta e procura

Palavras sujas que provocaram estupor, sobretudo quando se tem em conta que a Nestlé é a líder mundial na venda de água engarrafada. Um setor que representa 8% de seu capital, que em 2011 totalizaram aproximadamente 68,5 bilhões de euros.

Pero Brabeker junta essa a outras críticas para destacar que o fato de muitas pessoas terem a percepção de que a água é gratuita faz com que em várias ocasiões não lhes deem valor e a desperdicem. Assim sustenta que os governos devem garantir que cada pessoa disponha de 5 litros de água diária para beber e outros 25 litros para sua higiene pessoal, mas que o resto do consumo teria que gerido segundo critérios empresariais.

Apesar das rejeições que sua posição provoca, faz tempo que ele defende, sem cerimônia, com entrevistas como esta que aparece no vídeo abaixo, que qualifica de extremistas as ONGs que sustentam que a água deveria ser um direito fundamental.

Em sua opinião, a água deveria ser tratada como qualquer outro bem alimentício e ter um valor de mercado, estabelecido pela lei de oferta e procura. Só desta maneira, aponta, empreenderíamos ações para limitar o consumo excessivo que se dá nesses momentos.

Foto: Reprodução

__

48 Respostas to “Presidente da Nestlé: seres humanos não têm direito à água”

  1. ANDRE GIALLUISI Says:

    AFINAL DE CONTAS…ISSO NÃO É NAZISMO?

  2. Roger Mafra Says:

    No mundo tudo que existe veio de graça, ai o homem criou a noção de valor, e lhe conferiu um peso para cada coisa. Quanto vale a merda de Peter Brabeck-Letmathe para eu poder trata-la? Já que ele quer cobrar o tanto que eu consumo de água por dia, eu cobrarei R$ 90,00 o dm³ por cada merda que ele fazer.

  3. Fabiana Hilario Says:

    Que infeliz esse posição, maior prova de que ela não passa de um robô do sangue suga, unica coisa que importa na vida, pra ele, é a ganancia do ter , consumir acima de qualquer custo!!!#individualista#egoísta#desumano

  4. Celso Galli Coimbra Says:

    É, sem dúvida.

  5. Valentina Silva Says:

    Mas que eu saiba a água que se consome é paga ou eu estou a ver mal? Pelo menos todos os meses chega a fatura dos SMAS ou aquilo é para brincar???? Ele pretende mesmo é privatizar para ganhar mais dinheiro…corja

  6. Sâmia Says:

    Um dia ele vai cair do cavalo; esse ser sem valores.

  7. david Says:

    ahahahahahah este velho deslumbrou-se com a vida

  8. Joao Says:

    E muitos continuam consumindo Nestle!

  9. Manuel Ribeiro Says:

    É um criminoso a querer fazer lucros elevados à custa da saúde e do bem-estar das pessoas?

  10. Ana Lucia Herdeiro Says:

    Por mim é já um boicote á Nestlé, para este senhor perceber o que é não poder ter acesso a bens essenciais!

  11. Jorge Carvalho Says:

    Estes ricos e poderosos que estabelecem a ditadura mundial não tem sensibilidade sequer para saber o que significa para um pobre com sede ver morrer uma planta seca…

  12. luiz fernando Says:

    Ele não está de todo errado…. Todos sabemos que as pessoas desperdiçam muita água…. tem gente que lava até calçada com água potável.

  13. Pedro R. Says:

    Se privatizassem a estupidez, este senhor teria a liderança do mercado.

  14. zézé little schrimp Says:

    abandonei a nestlé… agora se for nestlé o que eu consumir, mudo de marca e certificar-me-ei que não é da nestlé também… este homem deveria morrer de sede… era o seu aviãozinho cair no meio do sahara e ficar lá desidratado até ao seu triste e inútil ser sucumbir.

  15. marrokina Says:

    O problema é que é possível para um ser humano produzir alimentos, plantando uma horta e criando animais. Se a água for privatizada, se eu fizer um poço e retirar água aos aquíferos, não estarei “roubando” a quem ela pertence? Ou esse “senhor” está a pensar em pagar a todas as pessoas cujas terras contem um aquífero (seja subterrâneo ou de superfície? É que se assim for, prepare-se, a factura será ENOORRMMMMEEEEE!!!!

  16. Suzana Guerra Says:

    Infelizmente, apesar de uma opinião tão radical,se pararmos para pensar que a água potável de nosso planeta está acabando, e realmente os países que a tem em profusão, desperdiçam sem culpa alguma, e outros sofrem a sua falta,poder se ia pensar em uma conscientização bem maior do que a estamos acostumados a ver e ler “não desperdiçe água” conselho não ouvido nem levado a sério pela maioria das pessoas. Esse homem, que tem um conhecimento político maior do que possamos imaginar, deve saber muito bem o que tem por trás dessa sua declaração.Pensem nisso.

  17. Victor Says:

    Completamente de acordo se o teor da noticia é direcionada para o gasto abusivo deste bem essencial. Pelo que percebi, ele apenas retrata o gasto sem tréguas que o ser humano dá a este bem. Ora sabemos que isto tem custos. Mas como achamos que temos em demasia, gastamos sem pensar no amanha. Neste contexto, ele está coberto de razão. Para aqueles que pensam que a água é de todos, então vão busca-la ao rio e consumam, Pois a canalizada tem custos enormes e nós, também falo por mim, gastamos sem pensar. É só abrir a torneira e deixa-la correr. É um bem essencial sim senhor, mas com moderação. Sou apologista que consumos exagerados devem ser taxados em conformidade. E reforço, até a podemos ter de borla, basta-nos ir busca-la ao rio. ;-) Agora se ele diz isso apenas com intuitos comerciais, então pode montar na quinta pata do boi e seguir ligeirinho.

  18. Tiago Radaskievicz Says:

    Cara, eu não consigo expressar em palavras, mas talvez o mais próxima seja “a humanidade está doente, e já passou muito da hora de assumir e tratar isso”
    Porra, será ainda não deu pra perceber que é justamente a exigência de dinheiro para acesso às necessidades humanas, que está FODENDO COM TUDO!
    A gente tem tecnologia e conhecimento para atender a todos, mas não, prefere-se competir à cooperar.

  19. mazé Says:

    Tem que haver alguma mudança e urgente! Tem uma desiquilibrada aqui na rua, que lava até a rua duas vezes ao dia! É uma louca até chovendo!!

  20. João Albano Frade Says:

    Esta criatura deveria ser colocada no deserto do Sara, transportando às costas toda a fortuna que tem em moedas, em busca de uma gota de água; talvez assim lhe passasse o delírio!

  21. João Albano Frade Says:

    Este senhor que parece ter ideias do império nazi está a prestar um mau serviço à Nestlé

  22. EK Says:

    Concordo, e as industrias, casas, ou qualquer edificação, não deveriam jogar nem uma gota de esgoto em rios, todo rio deveria ter sua água pura, como vem da nascente.

  23. Ricardo Says:

    É apenas uma perspectiva de bons negócios. Os paises que tem grandes reservas de agua doce e não tem recursos financeiros, os do 3º mundo, imediatamente fariam negocios com as grandes corporações que tem tais recursos financeiros.Imaginem uma situação dessas aqui no Brasil,com a qualidade de nossos governantes e politicos, o que iriamos ter?

  24. Donizete Says:

    Esse cara deve ser um ANDRÓIDE, capitalista avarento!

  25. Flavio Guimaraes Says:

    @Valentina Silva, não pagamos pela água; ela é um bem comum de todos e essencial para vida, o que pagamos, é o serviço de tratamento, o encanamento, o transporte e/ou o engarrafamento dela.

  26. Haydee Virginia Says:

    ABSURDO….. com certeza essa é uma das grandes formas de explorar e controlar o ser humano…. somos 80% de água…e precisamos da água potável….é essa que ele quer comercializar…porque a aoutra já pagamos, nè?
    GENTE MUUUUIIIITO ABSURDO!

  27. Antero Filgueiras Says:

    A água deverá ser considerado um bem estratégico de soberania nacional e como tal, deverá estar sempre sob a tutela de uma empresa pública, amplamente fiscalizada pela AR e pelo Tribunal de Contas.

  28. lveroneze Says:

    Não vejo o porque de tanta revolta, a opinião dele tem um fundo de verdade. Cobre 300%, 400% a mais no preço do m³ da água e veja quantas pessoas vão levar seus carros e calçadas com a torneira aberta o tempo todo… o principal problema no desperdício de água é termos a ideia que é de graça, então posso gastar…

  29. Maurício Ferreira Says:

    ESSE ANIMAL RACIONAL…POIS FIQUEM SABENDO…Ele vai conseguir o seu objetivo pois a ideia não é d’ele,e essa ideia vai continuar para os seus sucessores até atingirem o alvo…controlar a água.Quando esse tempo chegar veremos realmente a cara e os modos desses ditadores mundiais.Agente tem que lembrar sempre que os militares (serviço militar)é uma empresa de segurança contratada pelos governos,mas o tempo se passou e nós confundimos como um serviço público.E os governos eleitos pelo povo,seguem a cartilha de um pequeno time de Ditadores,que através do governo controlam também o manejo militar,mas ainda não está tão descarado…e se não cuidarmos vai acontecer é profético!
    OS PRÓPRIOS DITADORES PROFETIZAM ISSO.

  30. Cesar Says:

    Pois é! Os alimentos ~so atratados assim e há fome e má destribuição de alimentos no mundo! O que este canalha quer é criar mais uma exclusão!

  31. Vanda Says:

    O capitalismo selvagem, faz com que as pessoas transformem tudo em negócio e use a desculpa do uso incorreto em se fosse cobrado como carne ou algo em torno disso o consumo seria com responsabilidade…mas esse mesmo empresário não é capaz de perceber que apenas e tão somente a educação é capas de transformar e melhorar tudo.Temos que ensinar as nossas crianças a usar só o necessário a respeitar o limite/espaço do outro, seja esse outro se pai, amigo, vizinho ou simplesmente alguém que está passando.

  32. sandro Says:

    ate podem por a agua que sai da torneira ao preço que quiserem .
    mas numa nascente não podem por contador e muito menos impedir que as pessoas a vão buscar
    porque a agua e de todos .

  33. Jessica Says:

    Idiota é ele e as pessoas que acreditam nessa desculpa esfarrapada que ele da..ele não esta nem aí para o desperdicio, o que ele ta ligando é pra quantidade de dinheiro no bolso dele, mas claro ele pode pagar e quem o defende também pode pagar pela agua! Se ja morre tanta gente por falta de alimento imagina entao como seria por falta de agua! A natureza foi dada ao ser humano de graça, pena que existem infelizes que acham que são dono dela!

  34. Chico Canindé Says:

    Um exercício de ante-hidrocidadania

    Desde muito tempo que os engenheiros ECOnômicos estudiosos de técnicas cada vez mais sofisticadas para se apropriarem dos bens de direito difusos. Em especial água e ar. Já adquiriram musculatura para falar abertamente para as gerações que eles domesticaram de forma metódica. (coincidência este Sr. Peter Brabeck-Letmathe,ser austríaco da terra de onde se originou o nazismo).
    Temos 5 gerações por baixo que vem sendo tratada de forma que sua opiniões sejam mimetizadas dentro do quadro de critica que o mercado/sistema aceita determinando como a vida deve ser. Ai pensamo que criticamos e achamos que ganhamos quando eles recuam…. só que já avançaram décadas fazendo leis que legalmente modela o comportamento do corpo social que passa a pensar na linha construtiva do mercado… usando suas armas em todos os meios de comunicação que vai ganhando a massa pensante porque a trabalhadora a esta só resta trabalhar já que seus lideres sindicais foram cooptados. O nazistas usaram muito a memoteca coisa que os meios de comunicação o usam hoje mas tudo dentro do campo democrático.
    O sistema usa toda uma engenharia de longo prazo para sedimentar a venda dos seus “produtos” no caso em tela a água em garrafinhas o que a 20 anos atras duas gerações historicamente um tempo muito curto era FEIO andar com uma garrafinha para beber água. A cidadania é modela de acordo com o preço. E quem vem falando e privatizar a água logo uma gigante dos alimentos NESTLÉ.
    Perguntinha besta quanto é envolvido economicamente falando e tecnologicamente em logística e tudo mais para que um litro de gasolina chegue ao tanque de um carro? Quanto custa extrair petróleo para fabricar gasolina? Que é um dos seus derivados.
    E água quanto custa seu fabrico?
    Defender a hidrocidadania é preciso
    Chico Canindé

  35. Junior Says:

    Isso é o capitalismo, quando os bens são escassos temos o surgimento do mercado, porque os agentes estarão dispostos a pagar para ter acesso aos bens. Se não concordamos com a cobrança pelo direito de uso da água, logo, não concordamos com o capitalismo. Qual a alternativa?

  36. Celso Galli Coimbra Says:

    Capitalismo e água nada têm a ver. O Capitalismo pode cobrar pela água da chuva?

  37. Jrgarcia Says:

    Como não tem nada haver, só estamos discutindo esse tema hoje por existe capitalismo. Se esta relação não clara, recomendo que faça algumas leituras referentes a evolução do capitalismo, da sociedade e sua relação com a degradação e exaustão dos recursos naturais. Ainda, somente o capitalismo usa o mercado e o sistema de preço, o que é a cobrança pelo direito de uso da água no Brasil?

  38. Celso Galli Coimbra Says:

    Você não respondeu à minha pergunta, que invalida seu raciocínio *no presente*. Água ainda não é bem escasso. A cobrança de uso de água por taxa, é porque corresponde a um serviço público, mas a cobrança de água por racionamento individual segundo poder aquisitivo ou outros fatores discriminatórios, está para nazismo e comunismo. Leia também sobre o assunto de como se determina a superioridade de determinadas pessoas dentro do que foi muito bem exposto no filme Gattaca.

  39. Andreia Marques Says:

    Este nazi nojento deve ter piscinas com apenas 25lt de água… Porco nojento, havia de morrer á sede!

  40. Carlos Ribeiro Says:

    Só a morte pela sede fará estes criminosos mudar de ideias.

  41. Lister Leão Says:

    Alguém já tomou ou usou água de graça? Não entendo o porquê do assombro. Nada há de estranho nessa declaração. Afinal, a água que consumimos já é paga. Quem toma água, mesmo do filtro, paga por ela à empresa fornecedora queridinha do governo (monopólio). Quem bebe água engarrafada… nem se fala. A questão é a privatização. Se houver a privatização vamos continuar pagando, só que com o mercado aberto haverá concorrentes e, com isso, as contas de água podem baixar significativamente, pois num processo licitatório com muitos concorrentes, há mais chances de ganhar uma proposta de custo reduzido. Esse é o benefício da concorrência. É como acontece com a telefonia. Só que isso é uma queda-de-braço muito difícil de se vencer pois as grandes empresas multibilionárias que se associaram aos governos e detém seus lucrativos monopólios não vão deixar, inclusive fazendo propaganda terrorista dizendo que AGORA QUEREM PRIVATIZAR A ÁGUA!. Na verdade estão querendo dizer: “SOCORRO, QUEREM ACABAR COM O MONOPOLIOZINHO QUE O GOVERNO ME DEU!”. Isso não passa de proteção criminosa de cartéis e monopólios pelos governos. É sempre assim.

  42. celsogallicoimbra Says:

    Prezado, paga TAXA, que é correspondente a uma prestação de serviços públicos. Não confunda taxa com exigência de lucros PRIVADOS.

  43. Lister Leão Says:

    Caro Celso, é verdade, mas não existe somente a taxa, há também as subvenções (que da mesma forma saem do nosso bolso), e sem falar no ICMS cobrado por alguns governos. Isso de taxa é apenas um artifício para camuflar o quanto pagamos para que essas grandes empresas parceiras dos governos continuem com seu monopólio. Com efeito, a taxa é paga diretamente, mas a subvenção é paga de forma indireta, daí a ilusão de que pagamos menos quando o serviço é controlado pelo Estado. É de grande ingenuidade achar que não haja lucro privado na concessão do fornecimento de água. De fato, há menos lucro para as concessionárias quando suportadas pelos Estados, mas não porque os preços sejam baixos, mas porque há cotas-partes altíssimas a serem partilhadas pelos corruptos do governo e os mega empresários, igualmente corruptos. Se houvesse abertura de mercado, apenas com a mediação e fiscalização do governo, teríamos água a preços mais baixos que os praticados hoje. Exemplo disso: A telefonia. Quando estava nas mãos de estatais só os ricos tinham telefone. Depois das privatizações todo mundo tem celular e fixo em casa, embora ainda haja as queridinhas do governo mantendo o seu monopoliozinho.

  44. celsogallicoimbra Says:

    Lister, de grande ingenuidade é não perceber o que o Presidente da Nestlé claramente está propondo. ICMS é imposto sobre circulação de mercadorias que não pode incidir sobre água. Leia o Código Tributário. Água é essencial à vida, telefone não. O corpo humano tem água em sua maior parte: você quer privatizar para a Nestlé o seu corpo?

  45. PEDRO Ñ CONSUMIDOR de nestleMERDA Says:

    VAMOS BOICOTAR ESSA NESTLE.

    Sugiro por no nosso profile no Face, twiter e outras redes. Nosso nome e em seguida. Não consumo nestle.
    Ex Pedro Henrique Não consumo nestle.
    E tem mais. A nestle descaradamente desmineraliza a água. Pondo em seus produtos seus próprios minerais inventados em laboratório. O que não é permitido pela constituição. E é um perigo para a saúde. Esstes minerais inventados servem para dar maior validade ao produto. FDP.

  46. Pablo Melero Says:

    É por isso que os americanos estão com uma base no Paraguai, supostamente, atrás de terroristas, mas fundamentalmente para dar o bote no aquífero Guarani, maior fonte de água doce das Américas.

  47. tiagoosilveira Says:

    Reblogged this on The Apocalypse Gazette and commented:
    Adicione suas ideias aqui… (opcional)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: