Falta de vitamina D está associada à anemia

__

Os níveis de vitamina D

Há uma série de estudos que associam baixos níveis de vitamina D e risco elevado de anemia:

  • Em um estudo australiano de pessoas com doença hepática sem colestase crônica, níveis mais baixos de vitamina D foram associados com anemia.
  • As mulheres grávidas na Tanzânia com níveis baixos de vitamina D foram comparados com aqueles com níveis adequados de vitamina D. As mulheres com níveis baixos tinham um risco muito maior de anemia.
  • Nos Estados Unidos, 41% dos pacientes com doença renal crônica tiveram anemia. Níveis mais baixos de vitamina D foram associados com níveis mais baixos de hemoglobina e anemia.
  • Um estudo realizado em Los Angeles descobriram uma ligação entre a deficiência de vitamina D e anemia.
  • Um estudo realizado nos EUA em comparação pessoas com e sem anemia. Aqueles com anemia eram mais propensas a ter baixos níveis de vitamina D.
  • Outro estudo relatou uma conexão direta entre os níveis de vitamina D e consumo máximo de oxigênio.

Quanto menores os níveis de vitamina D, mais baixos os níveis de hemoglobina no sangue e mais elevado é o risco de anemia.[Imagem: FRL/UCR]

Quanto menores os níveis de vitamina D, mais baixos os níveis de hemoglobina no sangue e mais elevado é o risco de anemia.[Imagem: FRL/UCR]

Fonte: Vitamin D Council

Uma nova pesquisa destaca a relação entre carência de vitamina D e anemia em crianças.

O excesso de cuidado na exposição das crianças ao Sol, provavelmente motivadas pelos alertas contra o câncer de pele, tem levado a níveis insuficientes de vitamina D entre crianças e jovens.

O novo trabalho foi apresentado no domingo (1º/5), por cientistas do Centro Infantil Johns Hopkins e de outras instituições durante a reunião anual das Sociedades Acadêmicas Pediátricas dos Estados Unidos, em Denver.

Vitamina D e anemia

A anemia é diagnosticada e acompanhada pela medição nos níveis de hemoglobina no paciente. Para investigar a relação entre hemoglobina e vitamina D, os pesquisadores analisaram dados de amostras de sangue de mais de 9,4 mil crianças de 2 a 18 anos.

Segundo o estudo de Meredith Atkinson e colegas, quanto menores os níveis de vitamina D, mais baixos os de hemoglobina e mais elevado é o risco de anemia.

Crianças com níveis de vitamina inferiores a 20 nanogramas por mililitro (ng/ml) de sangue apresentaram risco 50% maior de contrair anemia do que as com níveis mais elevados.

Para cada 1 ng/ml a mais da vitamina, o risco de anemia caiu 3%. O estudo indicou que apenas 1% das crianças brancas avaliadas tinha anemia, contra 9% das negras.

Essas últimas apresentaram, em média, níveis inferiores (18 ng/ml) da vitamina do que as primeiras (27 ng/ml).

Fatores genéticos e biológicos

Estudos anteriores já haviam destacado que a anemia é mais comum em crianças negras, mas os motivos para a diferença permanecem desconhecidos.

O novo estudo indica que, além de fatores biológicos e genéticos, o nível de vitamina D deve ser levado em conta na manifestação da anemia.

Os pesquisadores ressaltam que, embora os resultados do estudo apontem uma clara relação entre níveis da vitamina D e anemia, eles não devem ser usados para estabelecer uma condição de causa e efeito.

Isto é, os resultados mostram que insuficiência de vitamina D e anemia ocorrem juntas, mas não são conclusivos de que a deficiência de vitamina D seja a causa da anemia.

Importância da vitamina D

Estudos recorrentes têm mostrado uma importância cada vez maior da vitamina D em diversos processos biológicos:

Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=anemia-falta-vitamina-d&id=6433

__

 

__

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: