Quase um terço dos brinquedos contem metais tóxicos

__

KIEV, Ucrânia – Durante a temporada de férias, os pais devem ser mais cuidadosos ao escolherem brinquedos para seus filhos, segundo uma investigação recente.

Há suas semanas, um projeto de pesquisa conjunto anunciou resultados que mostram que 29% dos brinquedos testados continham elementos tóxicos.

1349438674brinquedos

 

A pesquisa foi realizada por organizações ecológicas em seis países da Europa oriental e da Ásia, incluindo Ucrânia, Rússia, Bielorrússia, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão. Os objetos de teste de brinquedos disponíveis nesses países foram selecionados aleatoriamente . A maioria dos brinquedos  são  originários da China.

Um total de 569 brinquedos foi testado para seis metais pesados: antimônio, mercúrio, arsênio, cádmio, chumbo e cromo. Os pesquisadores descobriram metais tóxicos em 164 brinquedos ou 29%.

Os resultados mostraram que chumbo era a toxina mais comum, descoberto em 18% dos brinquedos testados. 13% dos brinquedos continha antimônio, enquanto 8% continha arsênio e 3% continha mercúrio.

Cerca de 80% dos brinquedos selecionados era originário da China. Os outros 20% que continham elementos tóxicos eram fabricados na Alemanha, Itália, Grécia e República Checa.

“Os resultados nos permitiram concluir que apenas 71% dos brinquedos são limpos”, disse a ecologista Olga Tsygulyova, que participou da pesquisa, ao Epoch Times.

Tsygulyova diz que os brinquedos tóxicos são prejudiciais não só quando as crianças os colocam na boca ou engolem, mas também quando os tocam, já que as superfícies dos brinquedos podem conter partículas tóxicas.

Os pais devem estar atentos ao escolherem brinquedos e evitar comprar produtos com cores muito brilhantes ou odores fortes, aconselha Tsygulyova.

Tsygulyova também aponta que brinquedos inseguros são prejudiciais não só para a saúde das crianças, mas também para o ambiente quando são jogados fora como lixo. Neste caso, os brinquedos podem causar danos ao meio ambiente, liberando metais tóxicos que, gradualmente, penetram no solo e na água subterrânea. Este problema é especialmente grave em países sem sistemas desenvolvidos de triagem e reciclagem de lixo, como a Ucrânia.

Ecologistas aconselham aos pais que verifiquem se os brinquedos têm marcas de qualidade antes de comprarem. Marcas que incluam o ISO 9000 do sistema de garantia da qualidade, o ISO 14000 do sistema de gestão ambiental ou a marcação ‘CE’ para os produtos feitos na União Europeia (UE). Outras marcas de garantia de qualidade podem variar de país para país.

Os pais também podem pedir a varejistas que mostrem os documentos que acompanham os brinquedos, como os certificados de qualidade. Na legislação de muitos países, os consumidores têm o direito de solicitar informações sobre os produtos.

Os varejistas também são obrigados a dar certas garantias de qualidade. Oleksiy Shumilo, diretor da organização ecológica ucraniana EcoRight-Kharkiv, diz que os consumidores contribuem para a fabricação de produtos pobres quando compram brinquedos em locais não regulamentados.

“Por exemplo, quando saímos de uma estação de metrô e vemos alguém vendendo brinquedos e não temos tempo para ir a uma loja… Se compramos em tais lugares, sem verificar, então estamos sendo irresponsáveis com nossos filhos”, disse ele.

No entanto, de acordo com Zoryana Mischuk, diretor da organização ecológica ucraniana MAMA-86, brinquedos de baixa qualidade foram encontrados até mesmo em lojas credenciadas.

“Vocês podem encontrar brinquedos inseguros em grandes redes comerciais também. Tenham cuidado”, alertou Mishchuk.

Epoch Times publica em 35 países em 20 idiomas.

Fonte: http://www.epochtimes.com.br/quase-um-terco-dos-brinquedos-contem-metais-toxicos-diz-relatorio/

__

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: