Desde 2003, ONU sabia de tráfico de órgãos no Kosovo durante a década de 90

__

France 24 revelou hoje documento confidencial que prova que a situação é conhecida

As Nações Unidas sabem desde 2003 que os guerrilheiros albaneses do Exército de Libertação do Kosovo (UÇK) traficavam os órgãos dos prisioneiros sérvios nos anos 90, tal como denunciaram Carla del Ponte e Dick Marty. A revelação é feita por um documento da ONU que dia 16/02/2011 foi divulgado pelo canal de televisão France 24. Carla del Ponte, ex-procuradora do TPI para a ex-Iugoslávia, denunciara esta situação no seu livro em 2008.  E Dick Marty, senador suíço e relator do Conselho da Europa, fez o mesmo no relatório aprovado no mês passado pela Assembleia Parlamentar desta instituição pan-europeia. O actual primeiro-ministro kosovar Hashim Thaçi é uma das figuras que estão no centro desta polémica. Ex-membro do UÇK e do chamado grupo de Drenica, é acusado de envolvimento nesta rede de tráfico de órgãos humanos.
__

Kosovo: Primeiro-ministro acusado de tráfico de órgãos e drogas

União Europeia mostrou hoje preocupação face às revelações de um relatório do Conselho da Europa, que implica o recém reeleito primeiro-ministro kosovar, Hashim Thaci, em tráfico de órgãos no final da década de 90.

Lusa

22:49 Quarta feira, 15 de Dezembro de 2010

A União Europeia mostrou hoje preocupação face às revelações de um relatório do Conselho da Europa, que implica o recém reeleito primeiro-ministro kosovar, Hashim Thaci, em tráfico de órgãos de prisioneiros sérvios no final da década de 90.

A porta-voz da chefe da diplomacia europeia Catherine Ashton convidou o autor do relatório do Conselho da Europa, Dick Marty, a apresentar as provas, disponibilizando-as à missão europeia de polícia e justiça no Kosovo (Eulex).

“Levamos muito a sério qualquer alegação relativa ao crime organizado e a crimes de guerra”, sublinhou a porta-voz, Maja Kocijancik.

A Amnistia Internacional também já pediu ao Eulex que abra um “inquérito
imediato” às alegadas implicações de Hashim Thaci nestes crimes.

O governo kosovar reagiu na terça-feira às acusações do relatório, considerando-as”invenções” com o objetivo de “atirar culpas sobre o UCK [o seu partido] e os seus dirigentes”.

Primeiro-ministro Thaci liderou gangue UCK

O primeiro-ministro do Kosovo, Hashim Thaci, é acusado de ter sido um “ator-chave” da máfia e do crime organizado kosovares, num relatório da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa divulgado na terça-feira.

O documento, da autoria do suíço Dick Marty, contém relatos confidenciais que detalham como o tráfico de heroína e outros narcóticos eram controlados “de maneira violenta” pelo “Grupo de Drenica” do UCK, liderado por Thaci.

Marty assegura que a NATO e alguns governos descreviam Thaci como “o mais perigoso dos padrinhos do gangue do UCK”.

Na exposição de motivos do seu relatório, Marty cita a impunidade que têm tido os líderes do Exército de Libertação do Kosovo por “crimes que foram responsabilidade, direta ou indireta, de altos dirigentes do UCK”.

Órgãos eram traficados no mercado internacional

A investigação de Marty começou depois da publicação do livro “A Caça: Eu e os Criminosos de Guerra”, da ex-procuradora do Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia, Carla del Ponte, onde se revelava a existência de tráfico de órgãos no Kosovo.

Segundo os testemunhos recolhidos por Marty, vários centros de detenção do UCK e clínicas no Norte da Albânia participaram na extração de órgãos de presos para serem traficados no mercado internacional de transplantes.

A gestão desses centros de detenção em território albanês “também parece incumbir aos dirigentes do Grupo de Drenica”, de Thaci, assinala o relatório.

Thaci, que foi reeleito primeiro-ministro do Kosovo no domingo, deve a sua ascensão política, segundo Marty, aos Estados Unidos e às outras potências ocidentais, graças às quais forjou a sua fama de “intocável”.

__

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: