Comunidade mundial mobilizada contra tráfico de órgãos

__

A comunidade internacional, liderada pela União Europeia e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), está a mobilizar-se crescentemente contra o turismo de transplante de órgãos, principalmente rins e fígados.

Uma «frente comum» internacional conseguiu atacar o problema, confirmou Luc Noel, coordenador da OMS para o turismo de transplante de órgãos, recordando que leis repressivas contra o tráfico de órgãos foram adotadas nos cinco países mais problemáticos, designadamente China, Filipinas, Paquistão, Egipto e Colômbia.

Na China «continua a existir turismo de transplantes, mas uma lei para reprimir este fenómeno foi votada em 2007 e um primeiro processo contra um bando de traficantes de órgãos vai começar a curto prazo», sublinhou Noel, que falava numa conferência que termina hoje em Madrid.

Diário Digital / Lusa

http://noticias.nunoprospero.com/?m=s&id=197006

 

2 Respostas to “Comunidade mundial mobilizada contra tráfico de órgãos”

  1. Ministério da Saúde Says:

    Olá blogueiro,

    No caso do Brasil, as centrais de transplantes das secretarias estaduais de saúde controlam todo o processo, desde a retirada dos órgãos até a indicação do receptor. Assim, é possível ter um controle sobre o destino de todos os órgãos doados e retirados.

    Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Ministério da Saúde

  2. Celso Galli Coimbra Says:

    O Brasil está entre os cinco países com maior incidência em tráfico de órgãos humanos. Neste país, foi realizada CPI do Tráfico de Órgãos Humanos, em 2004, que comprovou a existência desta atividade criminosa organizada em plena ação impune, pois o próprio Governo abafa este fato para fazer o paraíso dos transplantadores. O Tráfico de Órgãos Humanos é o terceiro crime organizado do mundo em lucratividade de acordo com a Polícia Federal. Neste espaço, tem amplo material que colocamos à disposição dos leitores e que mostra a improcedência da afirmação da funcionária do Ministério da Saúde, que considera ser sua declaração automatizada um fator de convicção … O que o Governo e o Ministério da Saúde fizeram diante do Relatório desta CPI? NADA. Apenas providenciaram a maior censura possível.

    Para mais informações sobre as proporções desta prática criminosa: cgcoimbra@gmail.com


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: