Tabagismo: 200 bilhões de dólares por ano em saúde pública

Aspectos Econômicos

De acordo com o Banco Mundial, o consumo do fumo gera uma perda mundial de 200 bilhões de dólares por ano (dados do ano de 2002).

Esta perda é causada por diversos fatores, como sobrecarga do sistema de saúde com tratamento das doenças causadas pelo fumo, mortes precoces de cidadãos em idade produtiva, maior índice de aposentadoria precoce, aumento de 33% a 45% no índice de faltas ao trabalho, menor rendimento no trabalho, mais gastos com seguros mais gastos com limpeza, manutenção de equipamentos e reposição de mobiliários, maiores perdas com incêndios e redução da qualidade de vida do fumante e de sua família.

Mesmo assim, a receita proveniente da taxação do tabaco, a geração de empregos e as exportações são argumentos empregados pela indústria fumageira no seu lobby econômico para convencer as instâncias governamentais da importância da indústria do fumo para a economia do país, o que, é claro, acaba por dificultar as ações de controle do tabagismo.

O recolhimento de impostos que incidem sobre o cigarro é muito significativo para a economia do país, mas os prejuízos decorrentes do tabagismo superam qualquer questionamento puramente econômico.   O Brasil taxa, atualmente, o maço de cigarro em 74%, enquanto outros países como a Dinamarca o taxam em até 83%.

Outro aspecto importante, que deve ser contabilizado nessas perdas, são as agressões ao meio ambiente e à saúde daqueles que lidam com a cultura do tabaco.

Fonte: Banco Mundial.
“Novo desafio à saúde do adulto”. Washington, DC: B. M., p.104-105, 1991.

Instituto Nacional de Câncer/Fundação Getúlio Vargas
“A economia do tabaco no Brasil: análise e propostas para a redução de consumo”. Rio de Janeiro, 1996.

___

Uma resposta to “Tabagismo: 200 bilhões de dólares por ano em saúde pública”

  1. DANIEL LUTUM Says:

    ola tenho 45 anos e fumo a quase 30 anos ja cheguei a fumar mais de quatro(4)maços por dia principalmente quando bebia (consumia alcool)a anciedade e a depressao causadas por problemas pessoais ,falta de emprego,dividas,problemas no relacionamento com esposa e filhos,perdasde enti-queridos enfim sao fatores fuminante para levar o viciado do tabaco a consumir cada ves mais,na iguinoranmcia de estar distraido sua mente dos problemas cotidianos.hoje nao consumo mais alcool diminui uns 45% o tabaco fui premiado com hipertenção e esquemia cardiaca,estou lutando para parar de ves com este lixo que esta me matando aos poucos e me surpreendi com este artigo e gostaria muito de ajuda para parar definitivamente, recentemente senti falta de ar peso no peito e uma dor irritante nas costas descobri que estou com enfisema pulmonar,conheci o sitedo DR:Jose Eduardo Afonso Junior que e assistente de diciplina de pneumologia do instituto do coração do hc de são paulo, e pedi ajuda a ele tambem aida não obtive resposta; bem estou na luta para deixaro vicio do cigarro e o mais importante eu tenho….a vontade de parar me falta recurço podem contar comigo para erguer essa bandeira contra o tabagismo. obrigado…atenciosamente Daniel Lutum.


Deixe uma resposta

